Mural de publicações

TREINO CROSSFIT

TREINO CROSSFIT

No mundo fitness e desportivo sempre encontramos algumas tendências novas surgindo e rapidamente sendo difundidas pelo mundo, o Crossfit é uma modalidade que surgiu somando várias habilidades físicas. Os movimentos são funcionais que imitam os padrões de recrutamento muscular que encontramos na vida cotidiana. São movimentos que nos permite locomover grandes cargas, percorrer longas distâncias e avançar para diversos níveis de aptidão física.

O risco de lesão no CrossFit existe assim como todas as modalidades desportivas, e se intensifica quando não há nenhuma orientação sobre a forma adequada de exercício ou os limites de aptidão e experiência não são respeitados, por isso se faz necessária a presença de um “COACH” (treinador) APTO e responsável principalmente junto aos iniciantes.

A fisioterapia atua tanto na prevenção, reabilitação e também na manutenção da mobilidade. O ideal é que a pessoa previna a lesão, consultando o médico e o fisioterapeuta ao iniciar o esporte, através de uma avaliação clínica e funcional. Com a avaliação, é possível identificar os encurtamentos musculares, nível de estabilização da coluna e demais disfunções nas articulações do indivíduo que possam vir a se tornar uma lesão.

As lesões mais comuns no Crossfit são ligadas aos fatores de fadiga, aliado sempre à falta de uma orientação sobre a maneira adequada ao realizar os exercícios ou respeitar os limites de aptidão e experiência. Sendo mais comuns encontradas nos ombros (manguito rotadores), lombar (sobrecarga de discos e musculares) e joelhos (lesões condrais e tendíneas), em nossa vivência clínica encontramos algumas lesões em punhos por carga e movimento.

A maioria dos atletas de elite mantém um trabalho de fisioterapia desportiva não apenas para prevenção de lesões, mas também para manutenção da mobilidade, estabilização e aumento da eficiência de seus movimentos. Sessões regulares de fisioterapia podem melhorar a qualidade de movimento, que se refletem na performance e na prevenção de lesões diante da prática do Crossfit.

voltar