Mural de publicações

#REPOST INSTAGRAM DE CONHECIMENTO –

Lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) e a importância no ganho de extensão do joelho.
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A lesão deste ligamento é bastante comum no meio esportivo, principalmente nos esportes coletivos, a instabilidade causada pela sua ruptura impossibilita a prática de atividades esportivas que façam o movimento de pivot (giro sobre o próprio eixo), acomete principalmente indivíduos jovens e ativos.
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A fisioterapia tem um papel muito importante na reabilitação dos pacientes que são submetidos à cirurgia de reconstrução do LCA, tanto no pré quanto no pós operatório desse tipo de cirurgia, pois é papel do fisioterapeuta planejar e realizar o tratamento do paciente que se submete a esse tipo de lesão (ARLIANI et. al. 2012).
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E uma das etapas mais importantes no processo de reabilitação é o ganho de extensão total do joelho nos primeiros dias pós-cirúrgicos. Segundo Noll e colaboradores (2015), é fulcral o estabelecimento desta meta desde cedo, pelo que um déficit de extensão na fase inicial de recuperação pode comprometer o sucesso do processo de recuperação, a realização de atividades sem o ganho total de extensão total do joelho pode trazer diversas complicações para o indivíduo, nomeadamente a alteração da cinemática do joelho, a formação de aderências na cicatriz na região anterior deste, aumento do risco de osteoartrite (OA) patelo-femural e fêmuro-tibial.
.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Para maiores informações e contato com o Grupo SportFisio, link na página inicial