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ALONGAMENTO E SEUS BENEFÍCIOS

ALONGAMENTO E SEUS BENEFÍCIOS

O exercício de alongamento para atividade física ainda é um tema que envolve alguns mitos e suas questões, em diversos discussões encontra-se direções diferentes, principalmente em qual momento, antes ou depois, duração e frequência até mesmo se ele é indicado ou não.

            Realmente a ciência vêm mostrando que o alongamento excessivo para todas as atividades não se torna benéfico, dentro da literatura atual, um estudo Croata vem demostrando que o que alongar antes do exercício relaxa músculos e tendões, o que diminui a potência demonstrou diminuição no pico de potência e de torque durante a atividade física. Assim como o alongamento forçado após atividade física pode vir agravar as microlesões proporcionadas durante a atividade física.

            Um ponto de vista adotado pela nossa vivencia clínica, é que o alongamento antes do trabalho de força física e explosão, como academia, o alongamento por prolongada, 20 segundos ou mais, acaba fazendo com que o musculo perca os reflexos e força, podendo assim prejudicar o treinamento.

            Com certeza o alongamento no momento ideal tem seus benefícios. Com se pensarmos nos corredores, que das 5 lesões mais frequentes (tendinite calcânea, fascite plantar, edema por stress medial da tíbia, tendinite patelar e condromalácia patelar) pelo menos 4 tem relação direta com a falta de alongamento, e em seu tratamento entra protocolos de flexibilidade diretamente, de forma correta.

            O melhor momento para realizar um treino de alongamento é um dia separado, como um bloco único para treino de flexibilidade, em que o atleta consegue realizar um trabalho específico para ganho de flexibilidade e mobilidade articular sem prejudicar os exercícios a serem realizado, em que você pode encontrar associado ao Ioga ou Pilates.  

            Para o momento antes da atividade física como corrida, futebol ou artes marciais como jiu-jitsu e judô, indicamos iniciar com um trote de aquecimento de 5 mim com alongamento dinâmicos, em movimentos, de forma dinâmica, preparando o corpo para atividade, mostrando para o musculo a amplitude que o musculo pode atingir e promovendo irrigações das articulações.

 

            No caso do momento após atividade observamos maiores resultados na literatura em benefícios com um alongamento prolongado, mas sem forçar grandes amplitudes, no caso durante 40 segundos respeitando sempre os limites do próprio corpo e não provocando dor para evitar o encurtamento muscular, prevenir contraturas, ou por um longo período, favorecer o aumento do número de sarcômeros e, e assim, proporcionar um ganho de flexibilidade das fibras musculares.

 

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